Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de julho de 2011

ESPORTES COLETIVOS
Um quinteto de acadêmicos que buscam a melhoria das aulas para a atração de nossos educandos à Escola. Profissionais já graduados em outras áreas e em formação pela UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú em Educação Física Escolar. Juntos em Sobral, em pleno Sertão Central do estado do Ceará, em um lugar lindo, fascinante e espetacular por suas entranhas naturais rochosas e bem sertaneja ao mesmo tempo, porém conhecido pelos visitantes como caldeirão do nordeste. Adivinha porquê!




Futebol um esporte coletivo.

Futebol

Na China e na Grécia, há mais de 4 mil anos, já existiam jogos com bola, que podem ter sido a origem do futebol. Mesmo na antiga Roma existiam jogos de bola, que permitiam usar pés e mãos e eram disputados por 54 jogadores - 27 de cada lado. Mas as partidas eram muito violentas e, com as condições sociais da época, quase sempre se transformavam em verdadeiras batalhas, ocorrendo até casos de morte.
É só no século XIX que surge, na Inglaterra, o jogo de bola nos moldes atuais. Um futebol jogado somente com os pés, que foi regulamentado em 1863, com a fundação da The Football Association.
Seu progresso foi rápido e, em poucos anos, o esporte se tornou o mais popular do mundo. As competições internacionais tiveram início em 1871. Em 1920, o futebol foi incluído nos Jogos Olímpicos e, dez anos depois, foi realizada a primeira Copa do Mundo, que se repete a cada quatro anos.
No Brasil, acabou se transformando em paixão nacional, sendo o esporte mais praticado. Somos o único país com o título de Tetra Campeão Mundial, tendo vencido as Copas de 1958, 1962, 1970 e 1994.
Sua prática originou modalidades como o futsal, futebol society e futebol de areia.
Fonte: www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/sescverao2002/guia_esportecoletivo.htm#futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário